sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

A Ressurreição de Lázaro.


 http://www.rudecruz.com/imagens/lazaro-venha-para-fora.jpg


Esta é uma narrativa de uma beleza e exuberância incomparáveis! Em João 11, a ressurreição de Lázaro. Uma história cheia de emoção, quando Jesus chorou ao se aproximar do túmulo de um amigo amado.
Jesus fica sabendo da enfermidade de Lázaro, quando estava na Peréia, além do Jordão, no lugar onde João o havia batizado.
O mestre permanece ainda mais dois dias na região da Peréia. Jesus então passa o Jordão e vai para Betânia, onde Lázaro morava.
Betânia era uma aldeia no antigo Israel e distava cerca de 3km de Jerusalém. E Jesus esclarece aos seus discípulos da morte de Lázaro, mas que ele o ressuscitaria e que muitos creriam nele através daquele milagre.
Ao chegar na aldeia de Betânia, o mestre encontra um clima de tristeza e pesar. A terrível dor da separação de um ente querido, trazia lágrimas aos olhos de todos ali presentes.
Jesus vendo-os chorar, move-se em si mesmo e se compadece do sofrimento humano. Ao se aproximar do túmulo de Lázaro, o mestre se depara com o resultado da separação entre Deus e o homem, ocorrido muito tempo atrás, no Jardim do Éden.

"Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás." Gênesis 2:17
João continua sua narração com uma frase comovedora, uma das mais belas de toda a bíblia: Jesus chorou! E o choro de Jesus é muito mais profundo do que podemos imaginar. O mestre estava a demonstrar a tristeza de Deus com a sentença que estava sobre o homem após a sua queda.

"Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor." Romanos 6:23
Jesus chorava por ver o sofrimento que estava destinado aos homens, a sentença dada a Adão por sua desobediência, a morte física e a separação de seus familiares e amigos. O choro de Jesus revela que Deus não fica indiferente ao sofrimento humano.
A morte é o preço da condenação pela desobediência, porém, este não era o desejo de Deus no princípio. Deus não fica feliz por este castigo. Jesus chorou também por causa daqueles que com dureza no coração, não criam e iriam enfrentar a morte, sem salvação, perdidos eternamente.
"Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;" João 11:25
Para provar que ele tem autoridade sobre tudo e sobre todos, até sobre a morte, Jesus com grande poder, chama Lázaro e o ressuscita dos mortos.

"E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir." João 11:43-44
A morte não é mais o final. A angústia e a tristeza são superados pelo amor e o poder de Jesus, na bendita esperança de que ele trará novamente os seus filhos à vida, para nunca mais morrerem. Estaremos reunidos com ele eternamente.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem." 1 Coríntios 15:21
E a família de Lázaro, suas irmãs Marta e Maria, assim como seus amigos exultaram de alegria. Puderam testemunhar que Jesus tem todo o poder no céu e na terra. Muitos que depois visitaram Lázaro, atônitos, creram no salvador Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário