sábado, 22 de dezembro de 2012

MARCAS DOS CRISTÃOS...


Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor
(João 15:9).
A primeira grande marca do conjunto dos cristãos, ainda que invisível, é que todos foram amados pelo Senhor, e o desejo de Seu coração é que Seus filhos andem no cumprimento desse amor, respondendo assim às palavras: “Permanecei no meu amor”. O Senhor dá o amor do Pai por Ele como medida e padrão de Seu amor pelos crentes. O Senhor fala, não do amor do Pai pelo Filho na eternidade, mas do amor do Pai pelo Filho encarnado, ou seja, do Senhor Jesus como homem. Esse era um amor que penetrou em todas as dores de Seu caminho, em todas as inimizades que enfrentou, e nos sofrimentos que teve de encarar. Da mesma maneira somos amados por Cristo com um amor que penetra em nossas provações, tem compaixão por nossas dores, e, em nosso caso, nos ajuda com nossos fracassos, e restaura a alma quando nos afastamos dEle. Não importa o que enfrentemos, é certo que podemos contar com o amor que jamais muda e continuará até depois do fim. Temos de ter consciência plena desse amor.
A exortação para permanecer em Seu amor leva à segunda grande marca, essa por sua vez visívewl, que o Senhor deseja encontrar nos cristãos. Ele quer que Seu povo seja caracterizado pela obediência à Sua Palavra. “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor” (v. 10). O amor de Cristo se baseia no caminho da obediência, e brilha na vereda de Suas ordenanças. O guardar Seus mandamentos não cria o amor, assim como andar em lugares ensolarados não cria a luz do sol. Consequentemente, a exortação é não buscar merecer ou obter amor, mas permanecer nele por meio de um andar que honre o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário