domingo, 17 de junho de 2012

FIGURAS DO AMOR DE CRISTO...


E veio a mim um dos sete anjos… e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro
(Apocalipse 21:9).
A Igreja, ou Assembléia de Deus (estamos falando da Igreja no sentido bíblico, não no sentido denominacional), é composta de todos os crentes unidos a Cristo na glória pelo Espírito Santo na terra. A Igreja veio a existir na descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, e estará completa na vinda do Senhor no dia do arrebatamento.
Sabemos também que a Igreja é vista sob diferentes aspectos e apresentada sob várias figuras no Novo Testamento: como a Casa de Deus (1 Timóteo 3:15); como um só Corpo (1 Coríntios 12:12-13); como Candeeiro (Apocalipse 1:20); e finalmente como a Noiva do Cordeiro (2 Coríntios 11:2; Apocalipse 21:9).
Em todos os casos se trata do mesmo grupo de pessoas, porém apresentado de distintas maneiras para revelar distintas verdades. Vista sob a figura da Casa de Deus, a Igreja é o lugar de habitação de Deus e do Espírito Santo na terra, onde a verdade permanece, servindo de testemunho da graça de Deus ao mundo. Como o Corpo, do qual Cristo é a Cabeça, a Igreja é vista como um grupo sustentado pela Cabeça, e no qual a plenitude de Cristo é demonstrada. Enquanto Candeeiro, a Igreja é vista sob a sua responsabilidade de prestar testemunho nesse mundo tenebroso.
Como Noiva do Cordeiro, a Igreja é o objeto de Seu amor, cuidado e deleite, inteiramente dEle. Este aspecto da Igreja, de maneira especial, mostra com toda a clareza o amor de Cristo, e por essa razão comove profundamente nosso coração. Não há relacionamento mais íntimo que o de um noivo e uma noiva.
Todas essas figuras são perfeitamente adequadas para mostrar o surpreendente amor de Cristo por Sua Igreja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário