domingo, 29 de abril de 2012

UM EXEMPLO DO QUE NÃO FAZER...


 
E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele
(Mateus 2:3).
Mateus apresenta Jesus como o Cristo, o Rei enviado por Deus ao Seu povo terreno. Isso suscita uma questão interessante: será que o povo, tanto líderes quanto liderados, satisfez as demandas correspondentes ao Rei e ao Seu reinado?
Como os escritores dos outros evangelhos, Mateus primeiro descreve um sombrio, porém exato, quadro da situação no mundo no momento da chegada do Senhor. Ele faz isso tendo em vista o assunto central de seu evangelho. O escuro cenário ressalta ainda mais a glória do Senhor Jesus como Rei.
Quando o Filho de Deus veio ao mundo, o povo de Deus estava sob o domínio dos gentios. A terra de Israel havia sido incorporada ao império romano, e um gentio governava Jerusalém: Herodes, descendente de Esaú. O povo de Deus decaiu tão profundamente da justiça estabelecida na lei que se tornaram dependentes dos líderes não-judeus!
Herodes ficou abalado quando ouviu acerca do nascimento do Rei dos judeus. O massacre das crianças em Belém é uma das maiores atrocidades da História. Jerusalém também se abalou. O que causou isso? Medo de perder o poder, o status, o controle. Herodes temia ser deposto do trono; os líderes religiosos temiam perder a “autorização divina” para manipular os outros. Apesar de conhecerem as profecias referentes à vinda, ao poder, ao caráter do Messias, todos sentiram medo dEle. Como conseqüência, arquitetaram planos malignos, cometendo uma série de pecados.
Qual a sua reação quando ouve que o Senhor Jesus está prestes a vir novamente? Você teme, se abala, se perturba, ou finge indiferença? Você já ouviu falar acerca do Senhor Jesus, de Sua obra, de Seu evangelho, mas mesmo assim tem medo de ter um encontro pessoal com Ele? Que Herodes lhe sirva de exemplo do que nãofazer com sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário