quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

DEUS, O FILHO (2)...

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez
(João 1:1-3).O Antigo Testamento indica que o Messias de Israel seria o Filho de Deus, e, portanto, Deus também (Salmos 45:6; 110:1; Mateus 22:41-46; Isaías 9:6). O Novo Testamento nos dá abundantes testemunhos de que o Homem Jesus Cristo era Deus. O versículo de hoje enfatiza verdades essenciais relativas à Palavra eterna, um dos nomes do Filho de Deus (João 1:14,18).
A frase “No princípio era o Verbo” significa que Ele sempre existiu, e “no princípio” se refere ao começo da criação, o tempo como nós o contamos. Deus Filho é eterno.
“Estava com Deus” mostra que Ele é uma Pessoa distinta do Pai.
“O Verbo era Deus” nos diz que Ele não é nada menos que Deus, ou seja, Ele é Deus.
“Ele estava no princípio com Deus” novamente enfatiza que a Pessoa do Filho é distinta do Pai.
“Todas as coisas foram feitas por ele” O apresenta como Criador, embora não independente do Pai.
“O Verbo se fez carne” (v. 14). Deus Filho se tornou Homem. Então se diz acerca dEle: “Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que está no seio do Pai, esse o revelou” (v. 18). Isso revela Sua singularidade e o eterno relacionamento com o Pai (Hebreus 1:8; Colossenses 1:13).
A divindade do Senhor Jesus foi confirmada pelos inúmeros milagres que realizou, porém, acima de tudo, por Sua ressurreição (João 20:30-31; Romanos 1:4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário