quinta-feira, 17 de novembro de 2011

VOCÊ REALMENTE ENTENDE A GRAÇA DE DEUS?


Nossa cultura tornou a palavra graça impossível de compreender. Repercutimos frases de efeito como:
“Nesta vida nada é de graça”.
“Cada um acaba ganhando o que merece”.
“Quer dinheiro? Vá trabalhar”.
“Quer amor? Faça por merecer”.
“Quer misericórdia? Mostre que é digno dela”.
“Faça aos outros antes que lhe façam”.
À medida que ouço sermões e ditados com ênfase definida no esforço pessoal — toma lá, dá cá — fico com a impressão que uma espiritualidade “faça-você-mesmo” é a nova onda do mundo moderno.
Embora as Escrituras insistam que é de Deus a iniciativa na obra da salvação — que pela graça somos salvos, que é o Formidável Amante quem toma a iniciativa — freqüentemente nossa espiritualidade começa no eu, não em Deus. A responsabilidade pessoal ubstituiu a resposta pessoal. Falamos sobre adquirir a virtude como se ela fosse uma habilidade que pudesse ser desenvolvida, como uma bela caligrafia ou um bom gingado numa tacada de golfe.
Embora algum elogio nominal seja dirigido ao evangelho da graça, muitos vivem como se fossem apenas a sua disciplina pessoal e sua autonegação que deverão moldar o perfeito eu. A ênfase é no que eu estou fazendo em vez de no que Deus está fazendo. Nesse processo curioso, Deus é um espectador velhinho e benigno que está ali para torcer quando compareço para minha meditação matinal. Nossos olhos não estão fitos em Deus. Cremos que somos capazes de nos erguermos do chão puxando nossos próprios cadarços — que somos, de fato, capazes de fazê-lo sozinhos.
Mais cedo ou mais tarde somos confrontados com a dolorosa verdade da nossa inadequação e da nossa insuficiência. Nossa segurança é esmagada e nossos cadarços, cortados. Uma vez que o fervor passa, a fraqueza e a infidelidade aparecem. Descobrimos nossa incapacidade de acrescentar uma polegada que seja a nossa estatura espiritual.
Nosso afã de impressionar a Deus, nossa luta pelos méritos de estrelas douradas, nossa afobação por tentar consertar a nós mesmos ao mesmo tempo em que escondemos nossa mesquinharia e chafurdamos na culpa são repugnantes para Deus e uma negação aberta do evangelho da graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário