quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Espera não pode matar a Esperança...



A história de Ana é uma verdadeira lição de espera, busca, humilhação, mas sobretudo, uma maneira clara e evidente de que quando nós nos colocamos diante do Senhor com sinceridade, Ele é fiel para nos atender e trazer à tona os nossos mais improváveis sonhos.
Em dados momentos das nossas vidas nos encontramos como Ana ( tão amargurada de espírito) que nos faltam até as palavras para orarmos.
Quantas vezes não conseguimos nem chorar, porque parece que todas as nossas lágrimas se secaram, restando-nos apenas o silêncio diante de Deus, misturado com a dor incessante de um coração que espera ansiosamente a realização de um sonho.
São nessas horas de profunda tristeza e amargura é que temos que guardar conosco a certeza de que Deus há de se lembrar de nós e que a seu tempo, a nossa benção vai chegar, o nosso Samuel vai nascer....
Ouça... imagine o choro dele! Como vai ser o seu rostinho, imagine-o crescendo... Ele está chegando! Acredite... O seu Samuel está sendo gerado...Glória a Deus!
Penso que a dor de Ana só crescia quando contemplava Penina engravidar, dar a luz a filhos, contemplar as crianças crescerem...
Não é assim conosco muitas vezes? Não que temos inveja ou ciúmes de ninguém.
Mas quantas vezes ao contemplarmos alguém vivendo algo que você vem orando para receber, é como se a alegria daquela determinada pessoa te lembrasse a sua dor, a sua frustração de "não ter", de "não conseguir".
Porém temos que entender, que ainda não estamos no nosso “tempo”, a nossa vez também vai chegar.
Em Salmos 31.15 Davi faz uma declaração linda em sua oração : “Os meus tempos estão em suas mãos”....
Isso é acreditar em Deus independente das circunstâncias e do tempo em que estamos vivendo.
Precisamos pedir a Deus a sua graça, a fim de nos desprendermos de todo sentimento de “urgência”, da inquietude de coração e da ansiedade desenfreada. Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, pois Ele tem cuidado de vós” I Pedro 5.7.
Entretanto, não devemos nos entregar, pois o nosso Samuel vai chegar. Deus está vendo a nossa dor, conhece a nossa estrutura e sabe até onde podemos esperar. E quando enfim, aquela dor estiver insuportável a nós, Ele mesmo dirá: agora é a hora, aqui está o seu Samuel.
Ana nos traz muitos exemplos em sua trajetória de espera. Entre eles podemos destacar o fato que mesmo sofrendo ela não se afastou da casa de Deus e ali na Casa Dele fez um voto ao Senhor.
É na Casa de Deus que somos fortalecidos, é ali que o Senhor nos mostra estratégias de enfrentamento enquanto esperamos, é lá que somos impulsionados a prosseguir, acreditando na realização dos nossos sonhos, mesmo que as circunstâncias em nada cooperam em nosso favor.
Outro fato que merece ser mencionado na história de Ana é a maneira como ela fielmente cumpriu ao Senhor o seu voto e "devolveu" Samuel conforme havia prometido. I Samuel 1.24.
Devemos devolver a honra, a glória e atribuir a Ele o nosso milagre e que tudo que formos viver, todas as alegrias, todos os sorrisos, que tudo seja por Ele e para Ele e assim como Ana, em breve, com expressão de alegria e orgulho apresentaremos o nosso “Samuel” e diremos : “...Por esse menino orava eu e o Senhor atendeu a minha petição"... (I Samuel 1.27)

Nenhum comentário:

Postar um comentário