quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TENACIDADE ESPIRITUAL...



“Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus” – Salmo 46.10.
Ter tenacidade é mais do que ter paciência aliada à absoluta certeza de que o que esperamos vai acontecer. A tenacidade é mais do que perseverança, pois esta, em certas circunstâncias, talvez seja apenas uma fraqueza, ou seja, um excessivo medo de recuar.
A tenacidade é o supremo esforço daquele que se recusa a acreditar que seu Herói vai ser derrotado. O maior medo que temos não é o de sermos condenados ou vencidos; o nosso maior temor é de que Jesus Cristo acabe levando a pior, e que os valores que Ele representa – amor e justiça, perdão e bondade – acabem por não vencer. Nosso maior temor é que tudo aquilo que Ele defende pareça fogo-fátuo. É então que entra em jogo o apelo à tenacidade espiritual, não para perseverarmos sem fazer nada, mas para fazermos o que nos cabe, na certeza de que Deus não vai levar a pior.
Se neste momento nossas esperanças estão sendo frustradas, isso significa que estão sendo purificadas. Não há nada de nobre que a mente humana não tenha esperado ou sonhado, que não possa vir a realizar-se. Uma das maiores tensões da vida é a de esperar por Deus. “Porque guardaste a palavra da minha perseverança…”

Nenhum comentário:

Postar um comentário