terça-feira, 23 de outubro de 2012

PRIVILÉGIO INSONDÁVEL!...


Porque assim diz o Alto e o Sublime, que habita na eternidade, e cujo nome é Santo: Num alto e santo lugar habito; como também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos
(Isaías 57:15).
Existe apenas Um de quem se pode afirmar que é Alto e Sublime, cuja habitação é a eternidade. Esse grande fato deveria fazer cada criatura se curvar diante dEle em completa humildade e genuína adoração. Ele habita na eternidade. Nossa vida é tão curta e somos tão limitados que nos é impossível compreender o que está envolvido em habitar na eternidade.
Ele também habita no alto – além da concepção humana; e santo lugar – santificado, separado de todos os outros. Isso também tinha de produzir um efeito poderoso em nosso pensamento, pois sabemos que não somos dignos de entrar em uma presença tão santa.
E não pára por aqui. Ele declara que habita também com o humilde e contrito de coração. Certamente isso deveria estimular nosso coração a nos enquadrarmos nesses requisitos para conseguirmos o maravilhoso privilégio de ter o Deus da glória habitando conosco. Porém temos de encarar a verdade de que não merecemos nada além de julgamento. Tal auto-análise honesta é o espírito humilde. O coração humano naturalmente rejeita essa idéia, pois o orgulho o endurece, tornando-se inimigo da própria alma.
Desenvolver um coração contrito pode levar à depressão, se Deus não habitar conosco. Mas quando se aprende a receber a consolação de Deus para “vivificar o espírito dos abatidos, e para vivificar o coração dos contritos”, tudo muda. A visão do próprio estado pecaminoso dá lugar à visão do Salvador, cuja obra expiou todos os pecados de forma completa e perfeita. Então acontece a vivificação interior, que nos confere esperança e força. Deus sublime, graça sublime, vida sublime!

Nenhum comentário:

Postar um comentário