sexta-feira, 17 de agosto de 2012

O SACERDOTE, O LUGAR E A PORÇÃO...



E esta é a lei da oferta de alimentos: os filhos de Arão a oferecerão perante o Senhor diante do altar. E dela tomará um punhado… então o acenderá sobre o altar… E o restante dela comerão Arão e seus filhos; ázimo se comerá no lugar santo
(Levítico 6:14-16).
Esses versículos nos apresentam três figuras nas quais devemos prestar atenção, a saber:
1. O sacerdote
2. O lugar
3. A porção.
O sacerdote. Todos os filhos de Arão eram sacerdotes. Tinham tal destino desde o nascimento, não o conquistavam por esforço. Da mesma maneira, como filhos de Deus (Romanos 8:14), nascidos de Deus, somos “sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1 Pedro 2:5). O fato de serem sacerdotes decorria necessariamente do fato de serem filhos de Arão; o fato de sermos sacerdotes é resultado de sermos filhos de Deus.
O lugar. Os sacerdotes deviam comer sua porção no lugar santo. Somente podemos fazer isso no poder da santidade pessoal, na presença de Deus. E isso é alcançado apenas pela graça. Tentar chegar a esse lugar pelo esforço humano é a mentira que o legalismo prega; negligenciar a santidade é a blasfêmia da impiedade.
A porção. A flor de farinha e o azeite (v. 15) tipificam Cristo como Homem perfeito, concebido e ungido pelo Espírito Santo. Nossa porção, como sacerdotes de Deus, é desfrutar a presença do Senhor. É totalmente impossível para nós desfrutarmos de Deus em qualquer outro lugar ou em qualquer outra condição que não seja a santidade pessoal. Pensar de outra forma é uma ilusão fatal.
Portanto, o lugar de todos os verdadeiros sacerdotes – todos os que crêem – é dentro dos sagrados recintos do santuário, oferecendo sacrifícios espirituais e se alimentando de Cristo no poder da santidade pessoal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário