domingo, 3 de junho de 2012

AQUELE QUE SUBIU...


 
E, estando com os olhos fitos no céu, enquanto ele subia, eis que junto deles se puseram dois homens vestidos de branco. Os quais lhes disseram: Homens galileus, por que estais olhando para o céu? Esse Jesus, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir
(Atos 1:10-11).
Que maravilhoso: um Homem subindo ao céu! De fato, Cristo “subiu” ou ascendeu (João 20:17), como Atos 1:10 relata: “enquanto ele subia”. Portanto, é verdade que Cristo foi elevado e recebido (v. 9), e é verdade também que Ele subiu (v. 10). Aqui vemos a grandeza de Cristo: Ele era capaz de subir por Si mesmo, de ir para o céu! O mesmo verbo é usado pelos anjos em Atos 1:11, ao dizerem: “como para o céu o vistes ir”.
Os anjos também confirmaram o futuro retorno de Cristo a este mundo de forma visível, da mesma maneira e no mesmo monte (Zacarias 14:4), quando Israel finalmente estará pronto para recebê-Lo (Mateus 23:39). Mais tarde, Paulo cita o Salmo 68 para descrever a vitória de Cristo em Sua ascensão: “Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro, e deu dons aos homens” (Efésios 4:8). Em um breve parêntese, Paulo comenta: “Ora, isto– ele subiu – que é, senão que também antes tinha descido às partes mais baixas da terra? Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas” (Efésios 4:9-10).
Paulo enfatizou a glória de Cristo em, no mínimo, quatro pontos: 1) Ele subiu, 2) ao alto, 3) acima de todos os céus, 4) para que Ele cumprisse todas as coisas. Este último ponto implica o fato de que um dia o universo inteiro trará a marca de Cristo e refletirá as belezas de Sua Pessoa. Ele foi Aquele rejeitado pelos homens, sobre o qual lemos que “subiu”, ou “foi elevado”, mas que também foi “recebido”por Deus. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário