terça-feira, 29 de maio de 2012

O QUE É PENTECOSTES? (2)...


Se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-Lo enviarei
(João 16:7).
Pentecostes marca a vinda do Espírito Santo, cumprindo a promessa do Senhor aos Seus discípulos. Como os discípulos iriam manter o testemunho do Senhor e Salvador após a ascensão dEle? Estavam expostos a todo tipo de mal. Mas o Senhor havia feito uma maravilhosa provisão. Ele pediu ao Pai que lhes desse “outro Consolador”para habitar com eles para sempre (João 14:16). Esse Consolador era o “Espírito da verdade” (v. 17), o qual sela cada crente verdadeiro para mostrar que este pertence ao Senhor Jesus e é também a garantia do cumprimento de todas as promessas do Salvador.
Qual é a função do Espírito aqui no mundo? Ele está com os crentes, agindo por meio deles, e dentro deles, habitando neles e os direcionando (v. 17). Ele conduz os redimidos em toda a verdade, lhes dando entendimento da mente de Deus e da Palavra (cap. 16:13). Embora sendo uma Pessoa da Trindade, Ele não reivindica nem fama nem autoridade para Si mesmo, mas glorifica o Filho de Deus, do qual testifica continuamente (cap. 15:26; 16:13-15). Esses aspectos de Sua obra podem ser apreciados somente pelos cristãos verdadeiros.
Quanto aos não-salvos, o Espírito Santo convence o mundo “do pecado, e da justiça e do juízo” (16:8-11). Ele é tipificado pela mulher que varre a casa até encontrar a moeda perdida. Da mesma maneira, o Espírito esquadrinha o mundo para ver onde existem almas que podem ser conduzidas ao Salvador. O Espírito Santo preenche o vazio deixado pelo Senhor que ascendeu ao céu após ter realizado Sua missão aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário