quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

ZAQUEU – O QUE PROCURAVA (1)...

E [Zaqueu] procurava ver quem era Jesus
(Lucas 19:3).
Jesus Cristo veio a Jericó onde Zaqueu, rico cobrador de impostos, vivia. Mas a riqueza dele não lhe trouxe respeito. Naquela época, os que trabalhavam em posições oficiais contratados pelos romanos e tiravam vantagem de seus concidadãos estavam entre as pessoas mais desprezadas pelo povo. Portanto, Zaqueu não conseguia ser feliz de verdade, apesar de ser rico. O que o incomodava de verdade não era a rejeição, mas o fardo que carregava: sua culpa diante de Deus.
Agora o Senhor Jesus estava na cidade. Zaqueu ouviu falar dEle; todos comentavam sobre Seus milagres. Mas nem isso o interessava em particular; ele simplesmente tinha de saber quem era o Senhor Jesus. O Senhor pregava o perdão dos pecados e não evitava os coletores de impostos e pecadores. Será que era realmente o Redentor, o Filho de Deus, prometido no Antigo Testamento? Será que era a esperança para gente como Zaqueu? Será que sua vida arruinada podia ser colocada em ordem?
Essas eram questões nas quais ele precisava de certeza. Mas não foi tão fácil: havia uma grande multidão cercando o Senhor, e, além disso, Zaqueu era muito baixo. Então correu e subiu em uma árvore. Isso lhe daria uma visão melhor do Senhor Jesus e o possibilitaria ouvir Suas palavras. A folhagem da árvore o escondia e, assim, não chamaria a atenção de ninguém.
Esse era Zaqueu, um homem que procurava paz e perdão. Será que tinha algum plano para encontrá-los? O Senhor Jesus poderia ajudá-lo? O Senhor daria atenção aos odiados pelo povo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário