
E outra caiu em boa terra, e, nascida, produziu fruto, a cento por  um… E a que caiu em boa terra, esses são os que, ouvindo a palavra, a conservam  num coração honesto e bom, e dão fruto com perseverança
(Lucas 8:8,15).O bom solo não foi pisoteado; não há camada rochosa embaixo da  terra, nem proliferam as ervas daninhas. Qual é a explicação para tal fenômeno?  Não há um bom solo sem uma preparação adequada. Foi necessário aragem!
Quem fez o tratamento espiritual necessário antes que Palavra  pudesse ser recebida? Em primeiro lugar, o Espírito Santo. Assim como Ele  prepara a alma de uma pessoa não convertida, Ele também produz nos crentes a  energia para que recebam a Palavra de Deus em seu coração. 
Porém, nós também somos responsáveis pelo adequado preparo de  nosso próprio coração. Temos de ser genuinamente sinceros em primeiro lugar.  Temos de remover todas as formas de injustiça de nosso proceder, em especial a  hipocrisia e o auto-engano. Esses são tremendos obstáculos para que a Palavra  penetre em nós. 
Além disso, nosso coração tem de ser “bom”. Se estivermos  envolvidos com atividades inúteis, desnecessárias ou más, ficaremos surdos à  Palavra de Deus. 
Por fim, temos de “guardar” a Palavra e não permitir que os  pássaros (os demônios) a impeça de fincar raízes. Mesmo quando não entendermos  algo, podemos seguir o exemplo de Maria, a qual “guardava todas estas coisas,  conferindo-as em seu coração” (Lucas 2:19). É nesse solo que os frutos vicejam –  frutos permanentes por toda a eternidade!
(Concluida)
(Concluida)
Nenhum comentário:
Postar um comentário