domingo, 15 de janeiro de 2012

No Princípio...

No princípio criou Deus os céus e a terra.
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… Todas as coisas foram feitas por ele
(Gênesis 1:1; João 1:1-3).
O livro de Gênesis responde aos que perguntam de onde vem o homem e qual a razão da existência humana. Gênesis significa princípio. No princípio Deus criou o universo e todos os seres viventes. Adão e Eva, feitos “à imagem de Deus”, foram colocados no paraíso para cultivá-lo, ou seja, para administrar a criação. Logo depois, a raça humana caiu na desobediência. Esse primeiro pecado trouxe como conseqüência sofrimento e morte para todas as gerações seguintes. O primeiro assassinato foi o de Abel, cometido por seu irmão Caim. Os homens se afundaram cada vez mais na violência e imoralidade a tal ponto que Deus teve de purificar a terra por meio do dilúvio. Noé e sua família creram no anúncio do juízo divino e construíram a arca. A terra foi purificada, mas não o coração do homem, pois o mal está nele. O pecado mais uma vez arruinou tudo: o indivíduo, as famílias e as nações.
Então Deus chamou Abraão e lhe contou Seus planos de graça: Ele deu uma família para Abraão, de onde nasceria um povo, que seria separado de todas as outras nações. Porém, esse povo privilegiado não soube responder e de novo o pecado destruiu tudo. Para remediar o estado caótico da humanidade, no devido tempo Deus enviou Seu Filho.
Na vida de cada um de nós também é necessário um princípio, ou melhor, um novo princípio, já que o nascimento marca o início natural da vida humana. Esse novo começo vem pelo novo nascimento mediante a fé em Jesus Cristo (João 3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário