domingo, 1 de janeiro de 2012

Médicos usam a Bíblia para elaborar dietas de emagrecimento Hábitos alimentares dos povos antigos seria a alternativa para quem deseja ter uma vida saudável .

Diversos nutricionais e até mesmo antropólogos têm estudado os hábitos alimentares dos povos antigos e muitos utilizam a Bíblia para selecionar os alimentos consumidos pelos personagens e assim ditar uma dieta baseada em uma alimentação saudável e natural.
Há anos as revistas femininas têm abordado a chamada Dieta da Bíblia prometendo “secar” muitos quilos em poucos dias. De fato o Novo e principalmente o Velho Testamento ditam algumas restrições alimentares, como o capítulo 14 do livro de Deuteronômio que restringe o consumo de carnes como coelho, porco e libera carne de boi, ovelha, cabra e frutos do mar.
Entre os estudiosos que fizeram dietas baseadas nas Escrituras está o supervisor médico do Emagrecentro, Edson Ramuth, que promete o emagrecimento de até cinco quilos em apenas 11 dias. Essa Dieta da Bíblia envolve o consumo de pão de centeio, leite, frutas, verduras, peixes e pouca quantidade de carne vermelha.
O médico americano Don Colbert tem escrito vários livros relacionados ao tema, ele além de nutrólogo também é pastor e usa seus conhecimentos para encorajar as pessoas a adotarem uma alimentação saudável seguindo o exemplo de personagens bíblicos.
O primeiro livro de Colbert foi What Would Jesus Eat? [O que Jesus Comeria?] lançado em 2002 e usando a alimentação de Cristo como forma de ter uma vida cheia de energia e saúde. “A publicação não tem intenções religiosas. Nela, provo cientificamente que os alimentos daquela época fazem bem à saúde e mostro como tirar proveito deles”, disse o pastor em entrevistas.
Já no livro “A Dieta de Jesus e Seus Discípulos” Colbert vai além e mostra como fazer um cardápio seguindo os costumes antigos, pedindo para não consumir alimentos industrializados, dar preferência para verduras sem fertilizantes e consumir muitas frutas.
Seria essa a fórmula “sagrada” para uma vida saudável? Órgãos mundiais estão em alerta em relação a obesidade que tem atingido vários países do mundo. Nos Estados Unidos, inclusive, as igrejas estão adotando práticas de exercícios e apoiando programas de emagrecimento para tentar diminuir os altos índices de doenças geradas pelo acúmulo de peso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário