domingo, 18 de dezembro de 2011

O AMOR QUE SE CURVA...



O que exatamente é graça? Ela está limitada ao ministério e à vida  de Jesus? Você vai se surpreender ao descobrir que Jesus nunca usou  essa palavra. Ele simplesmente a ensinou e, igualmente importante,  Ele a viveu. Além disso, a Bíblia nunca nos dá uma definição em uma única frase, embora a graça apareça em todas as suas páginas  — não apenas a palavra em si, mas numerosas demonstrações dela.
Entender o que significa graça exige que voltemos a um velho  termo hebraico que significava “curvar, dobrar-se”. Com o tempo,  passou a incorporar a idéia de “favor condescendente”.
Se você já foi a Londres, talvez tenha visto a realeza. Se já foi até lá, você deve ter notado a afetação, a indiferença, o distanciamento. Em algum momento, a realeza da Inglaterra vai virar notícia porque um dos nobres vai parar, ajoelhar-se e tocar ou  abençoar um plebeu. Isso é graça. Não há nada no plebeu que o torne merecedor de ser notado, tocado ou abençoado pela família real. Contudo, por causa da graça no coração da pessoa da realeza, existe naquele momento um desejo de parar, curvar-se, tocar e até mesmo abençoar.
O falecido pastor e estudioso da Bíblia Donald Barnhouse talvez tenha expressado melhor a idéia: “O amor que vai para cima é adoração; o amor que vai para fora é afeição; o amor que se curva é graça”.
Mostrar graça é estender favor ou bondade a alguém que não a merece e que nunca poderá fazer nada para ganhá-la. Receber a aceitação de Deus pela graça sempre se coloca em fortíssimo contraste com a tentativa de obtê-la com base nas obras. Todas as vezes que surge o pensamento sobre a graça existe a idéia de ela ser imerecida. De modo algum o recipiente está recebendo aquilo que merece. O favor é estendido simplesmente em razão da bondade presente no coração do doador.
Há outra coisa que deve ser enfatizada em relação à graça: ela é absoluta e totalmente gratuita. Nunca será exigido que você pague por ela. Você nem mesmo poderia fazê-lo se tentasse. A maioria de nós tem problemas com essa idéia, porque trabalhamos por tudo aquilo que conseguimos. Como diz o velho ditado: “não existe almoço grátis”. Mas, nesse caso, a graça vem até nós livre e desimpedida, sem qualquer precondição. Não deveríamos sequer tentar pagar algo por ela; fazer isso é um insulto ao Supremo Doador da graça.
Agora que Cristo veio e morreu e, por meio disso, satisfez as exigências do Pai em relação ao pecado, tudo o que precisamos fazer é clamar por sua graça, aceitando o dom gratuito da vida eterna. Ponto final. Deus sorri para nós por causa da morte e da ressurreição de seu Filho. Isso é graça, meu amigo, graça maravilhosa. Você não precisa fazer nada para recebe-la, apenas crer nisso e aceitar o perdão e a graça do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário