sexta-feira, 4 de novembro de 2011

JUGO SUAVE E FARDO LEVE...



A formação espiritual em Cristo é um processo ordenado. Embora Deus possa triunfar na desordem, não é essa sua escolha. E em vez de nos fixarmos no que Deus pode fazer, devemos nos humilhar para aceitar os modos que ele escolheu para trabalhar conosco, os quais estão claramente dispostos na Bíblia e, em especial, nas palavras e na pessoa de Jesus.
Ele nos convida a deixar nossos caminhos penosos do trabalho pesado — particularmente o “religioso” — e tomar o jugo de sua instrução, jugo este que é leve (Mt 11:30). Esse é um caminho de bondade e humildade, um caminho de descanso para a alma. É um caminho de transformação interna, em que tomar seu jugo e levar seu fardo, com ele, provam ser uma vida mais fácil de ser vivida. A distância e a dificuldade percebidas para entrar por completo no mundo e na vida divinos se devem inteiramente ao nosso fracasso em compreender que “o caminho interno” é o caminho de uma transformação interior geral e em dar os pequenos passos que tranqüila e certamente levam a ele.
Eis a compreensão auspiciosa, redentora da vida. Para o indivíduo, significa que todos os obstáculos que nos impedem de despir a velha pessoa e vestir a nova podem ser removidos ou dominados. Tal condição nos permitirá andar cada vez mais na totalidade, na santidade e no poder do Reino dos céus. Ninguém precisa viver derrotado espiritual e pessoalmente. Uma vida de vitória sobre o pecado e as contingências é acessível a todos.
Não é preciso habilidade, projeto, talento ou técnica — nem mesmo se exige um orçamento — apenas fidelidade ao processo de formação espiritual conforme Cristo expôs nas Escrituras e na vida do “povo particularmente seu” ao longo das eras (Tt 2:14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário