segunda-feira, 31 de outubro de 2011

A FÉ QUE FUNCIONA...



Existem algumas idéias estranhas sobre fé, tão estranhas que precisamos esclarecer o que estamos discutindo.
Fé não é “acreditar no que você sabe não ser verdadeiro”, nem “acreditar em algo para o qual não há evidência”.  Isto é tolice.  A Bíblia é um grande livro a respeito da fé, então existem alguns fatos para se considerar.
O fato elementar a se considerar é que a fé é parte de quem somos. Nós nascemos crentes.  Se você pensa que não tem fé tente não acreditar em nada e em ninguém – sua esposa, seu marido, médico, banco, chefe, padeiro ou cozinheiro.  Não há garantias, mas colocamos nossas vidas nas mãos de cirurgiões e confiamos nos condutores dos trens, carros e aviões sem pensarmos em fé.  Mas isto é fé. Fé é um tipo de sistema imunológico filtrando nossos medos que, de outra forma, poderiam paralisar toda nossa atividade.  Quando ele falha, desenvolvemos todo tipo de fobias e compulsões.  Ai acontece um esgotamento nervoso.  Jesus disse para não termos medo.
Pare de usar a faculdade da fé e você nunca sairá da cama pela manhã ou pisará fora de casa.  Você desejaria que o céu caísse. Neste mundo, milhares de tribulações perspicazes são certas a nos atacar, mas normalmente, nós continuamos apesar delas e confiantes. A Bíblia diz: “conforme a medida da fé que Deus, repartiu a cada um” (Romanos 12:3).   Cristo disse: “Creia somente” (Marcos 5:36), porque podemos crer.s fé (Lucas 8:50).
A fé não vem ao aniquilarmos o bom senso.  Ela não é uma psicologia peculiar desenvolvida com grande esforço, por santos em cavernas. A fé não é peculiar de jeito nenhum.  Ela é natural.  A dúvida é peculiar – na verdade irracional.  As pessoas confundem fé com virtude.  A fé está lá.  Fé é simplesmente Fé!  Virtude se desenvolve.   A fé não vem como o aprender tocar piano: nível por nível.  As pessoas falam sobre “grandes crentes”, como se a crença viesse em tamanhos diferentes como jaquetas. Podemos ter fé mesmo quando sabemos que não somos muito bons. Ninguém é bom, mas Cristo nos ensinou que todos podemos crer.  Ele elogiou algumas pessoas por sua fé, mas eles eram estrangeiros, bastante ignorantes da doutrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário