sábado, 24 de setembro de 2011

NÃO DESISTA!… TENHA FÉ EM DEUS (parte 1)

Se você já está estabelecido(a) na vida de fé ou se esta é a primeira vez que você está lendo a respeito, abra seu coração. Pedro disse uma vez em 2 Pedro 1:12 “ Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade”. O mesmo Pedro disse que é importante meditar sobre essas coisas sempre.
Meditar na Palavra precisa se tornar nosso estilo de vida. Não é algo que tentamos de vez em quando principalmente quando estamos em apuros.
Em Marcos 11:22 diz:
“E Jesus, respondendo, disse:lhes: Tende fé em Deus [constantemente]“.
Constantemente implica continuamente. Continuamente implica tornando-se um estilo de vida.
Note que o sujeito dessa sentença/dessa frase é EU, é VOCÊ. Nós é que temos que ter fé em Deus. Isso significa que Deus está esperando que todos vivam pela fé. A Bíblia diz que o justo viverá pela fé. Quem são os justos? Aqueles que receberam/compreenderam o que Jesus fez no Calvário. Você foi justificado(a) pela Sua morte e Sua ressurreição. Não há mais culpa, condenação, o sacrifício de Jesus foi o suficiente. Agora, cabe a mim e a você, que fomos declarados(as) justos(as) por Deus, viver pela fé.
Viver pela fé não é ter a geladeira ou a despensa vazia ou estar com a vida toda enrrolada e alguém lhe perguntar como você está e você responder: “Só pela fé, só pela fé” e sair murmurando, reclamando ou chorando dizendo: “Oh! Deus olha como está a minha geladeira, a minha despensa, a minha vida” e não fazer nada a respeito.
O que realmente significa ter fé em Deus?
Há três pontos importantes aqui em Marcos 11 sobre a fé. Analise e veja se você realmente acredita nestes princípios:


1. Você acredita na existência de Deus?. Você deve ter isso bem resolvido. O fato é: Deus existe. Hebreus 11:6 diz, “. . . porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe. . . “ Se você não acreditar que Ele existe, então a fé nunca vai funcionar para você.
A fé é está convencido(a) de que Ele é real, que Ele está vivo e que temos a condição de ter comunhão com Ele todos os dias.


2. Você deve ter fé no caráter de Deus. Caráter refere-se a determinadas características ou qualidades que o diferenciam. Quando falamos em ter fé em Deus, estamos falando da confiança que temos nas qualidades e nas características que O definem. Aqui disponibilizo duas, que na questão sobre fé, são imprescindíveis.


1 João 4:8 diz, “Porque Deus é amor.” A Bíblia diz que a maior característica de Deus é: Ele é o amor.


É acreditar que Ele o(a) amo(a). Você entende que Deus realmente o(a) ama? Agora, isto soa tão simples, não é mesmo? mas muitas pessoas lutam com a sua fé simplesmente porque não estão plenamente convencidas que Deus as ama. Talvez seja porque muitos(as) não amam a si mesmos(as). Eles/Elas pensam, bem… você não sabe o que eu tenho feito.


Romanos 5 diz que, quando éramos pecadores, Deus mostrou Seu amor por nós enviando Jesus. Se Deus a amava mesmo antes de você dar sua vida a Ele, então por que Ele não manteria esse mesmo amor agora?.
Se você não está convencido(a) de que Deus o(a) ama, então você estará sempre lutando com a sua fé. Ter fé em Deus é ter uma confiança inabalável no fato de que Ele o(a) ama. Esta é provavelmente uma das revelações mais importantes que um filho, uma filha de Deus pode receber.
Ao longo da minha caminhada com o Senhor fui entendendo que o Senhor me ama. Ele agiu e age em meu favor, Ele me libertou, Ele tem me livrado do mal, Ele me curou, restaurou minhas emoções,etc, etc.
Tem uma tradução de Efésios 1:4, que diz mais ou menos assim: “Muito antes de Ele ter estabelecido as fundações da terra, Ele nos tinha em mente, ele nos tinha como foco do seu amor. . . “
Eu sou o foco de seu amor!. Aleluia!.
Outro aspecto do caráter de Deus é encontrado em Tito 1:2. Nessa passagem diz que Deus não pode mentir. Acreditar que Deus mantém a sua Palavra é ter fé em Seu caráter. O fundamento para a fé bíblica é uma convicção profunda da realidade de que Deus não pode mentir. Ele mantém sua aliança. Salmo 89:34 diz: “Não quebrarei a minha aliança, não alterarei o que saiu dos meus lábios “
Esta é uma de muitas passagens que descrevem esse aspecto do caráter de Deus. Ele é seguro, é confiável, fiel, honesto e Ele nunca vai quebrar sua Palavra.


3. Acreditar na Sua Palavra e na Sua doutrina Eu acredito na Sua existência, no Seu caráter e em Sua Palavra. Se Deus me ama é porque Ele mantém Sua Palavra para mim.
Se você tiver fé em Deus, e se recusar a duvidar, então você verá o poder de Deus operando em seu favor da mesma forma que operou na vida de Jesus.
Em Mateus 21:21 “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até se a este monte disserdes: Ergue-te, e precipita-te no mar, assim será feito;”
Não baseie a sua fé naquilo que não aconteceu com alguém. Não baseie a sua fé no fato de que alguém tentou e não funcionou!.
O meu e o seu padrão de fé deve se basear na fé de Deus. É necessário que dediquemos tempo na Palavra para entender como a fé de Deus funciona. A fé de Deus é o modelo, e depois que entendemos como funciona Sua fé, então devemos imitá-lo. Fazer como vimos Ele fazer.
Eu gosto da garantia que a Palavra me dá. Quando eu falo sobre viver pela fé, eu nunca tenho o pensamento, mas e se não funcionar. Não, isso será feito!. É uma garantia!. A vida de fé irá produzir as maiores aventuras que você jamais experimentou. Para Deus nada é impossível. Tudo o que Ele prometeu Ele vai fazer se você ousar acreditar. Fé é um estilo de vida!


Por:Jairo Siqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário